Na infância, as bicicletas são objeto de desejo e um verdadeiro desafio (quem nunca ganhou uns esfolados enquanto aprendia a se equilibrar em duas rodas?). Mas elas também são boas companheiras para pessoas de qualquer idade. São um meio de transporte econômico e ecológico, já que não gasta combustível e não polui. Além disso, é um exercício físico quase sem contra-indicações e uma boa opção para quem quer levar uma vida saudável. 
Mestre em Educação Física, o personal trainer Leandro Retamoso explica que, além de proporcionar redução e controle do peso, pedalar reforça a musculatura das pernas e melhora a capacidade cardíaca e respiratória. A prática também reduz o estresse e a ansiedade, melhorando o humor e até a autoestima dos ciclistas. Você precisa de mais um motivo para começar a andar de bicicleta? Fazer amigos, que tal?
Foi pedalando que Carlos Rodrigo Damaceno Bilhalva, 31 anos, formou parte de seu círculo de amizades. Aos 14, ele usava a bicicleta de um amigo. Depois que ganhou a sua, passou a pedalar diariamente com outros dois colegas. E o grupo foi crescendo, até formar o Camobikers, grupo de ciclistas de Camobi.
A gente incentiva as pessoas de todas as idades a andar de bicicleta. Há dias que marcamos encontro para iniciantes, que é para o pessoal que compete mesmo comenta Bilhalva.
Ele é um dos integrantes que participa de competições, e, como treino, chega a pedalar 420 quilômetros por semana . Mas ele também usa a magrela como forma de locomoção:
Ônibus e carro eu só uso quando não têm como ir de bicicleta. Mas sempre procuro ir pedalando para onde eu vou. Faz bem para a saúde e não polui o meio ambiente.
Mais espaço para elas
Apesar dos amantes das pedaladas, Santa Maria não conta com uma boa infraestrutura adequada para pedalar. Exemplo disso é o fato de as ciclovias da cidade, como a das avenidas Hélvio Basso e do Exército, no bairro Boi Morto, não ligarem uma região a outra.
Ligam nada a lugar algum, deixando diversas pessoas que se locomovem de bicicleta de frente ao "combate" com os carros, muitas vezes, fazendo o ciclista trancar o trânsito aponta Retamoso.
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, diz que o Plano Diretor do município, que está na Câmara de Vereadores, prevê diversas ciclovias. Mas enquanto elas não vêm, os ciclistas experientes advertem: use equipamentos de segurança, como capacete e luvas. E atenção redobrada, sempre. Aos motoristas, pede-se gentileza e pelo menos 1m20cm de distância dos condutores das magrelas.

